Compliance e LGPD no mundo dos negócios. O que esperar em 2021?
Confira aqui a nossa retrospectiva de 2020 no mundo do Compliance, LGPD e novos mercados para PMEs. O que as organizações devem esperar para 2021 nesse contexto?
2020 caminha para o seu encerramento. Um ano atípico, sem dúvidas, dispensando comentários. Entretanto, particularidades significativas movimentaram o Compliance no Brasil. Seguindo tendências internacionais, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), aplicável a entidades de qualquer porte e natureza, assumiu papel preponderante na regulamentação e no fomento da adoção de práticas efetivas relativas à privacidade no ambiente corporativo.
Todavia, a atenção precisa ser redobrada, pois o Programa de Governança em Privacidade, citado na LGPD, não pressupõe apenas cumprimento legal, mas também, a formatação de um sistema de Gestão efetivo que proteja o Titular, a própria organização e seus funcionários, garantindo perenidade aos processos e atividades desenvolvidas. Ao contrário do senso comum, esse Programa guarda relação íntima com o Compliance, permitindo às empresas o aproveitamento de sinergia em inúmeros campos. Por isso, esse assunto ganha força e permanecerá vivo por muito tempo.
A Compliance Total, primeira Consultoria especializada em Compliance no Brasil, utiliza toda a sua experiência para contribuir com a LGPD, como você pode ver, por exemplo, em um de nossos webinars: “LGPD e as recentes decisões do Judiciário”.
Destaco, do mesmo modo, o Compliance para as pequenas e médias empresas, como facilitador de acesso a novos negócios. Nesse ano, as PMEs que adotaram Programas de Integridade efetivos lograram vantagens competitivas frente às demais, num mercado progressivamente mais acirrado.
Não apenas várias legislações estaduais e municipais demandam o Compliance dos fornecedores e prestadores de serviço da Administração Pública, mas entidades privadas utilizam processos de due diligences e critérios na contratação cada vez mais rigorosos, reforçando a urgência de adequação das empresas, para assegurar a sua sustentabilidade.
Em nosso webinar sobre Novos mercados para PMEs, enfatizamos a relevância desse segmento para o PIB brasileiro e a quantidade expressiva de profissionais trabalhando nessas instituições. Assim sendo, além de considerar fundamental a participação das PMEs na construção de um país melhor, faz parte da nossa missão impulsioná-las com soluções ágeis, práticas, simples, financeiramente viáveis e com foco pleno nas suas necessidades. Para atender a esse contexto, lançamos em 2020 soluções exclusivas para as PMEs, dando a elas as mesmas oportunidades e benefícios já conquistados pelas grandes organizações.
Por isso, para a Compliance Total, esse ano foi um marco na democratização do Compliance e da LGPD, permitindo que ambos os temas pudessem alcançar todas as empresas no país, independentemente do seu tamanho.
Colocamo-nos, dessa maneira, como um forte aliado para a sua instituição, a fim de ajudá-la a obter o diferencial competitivo, ampliando e dando força à luta constante contra a corrupção e formação de uma sociedade com mais ética e integridade.
Portanto, embora haja grandes desafios em 2021, o Compliance posiciona-se como parceiro incomparável das empresas, inclusive dando vida aos sistemas de gestão para atendimento aos requisitos da LGPD, proporcionando vantagens competitivas, reduzindo seus riscos e tornando-as mais profissionais.