Novos mercados para PMEs | Confira como foi nosso webinar sobre Programas de Integridade como facilitador de acesso a novos mercados para PMEs
Neste artigo, contamos como foi o webinar “Programas de Integridade como facilitador de acesso a novos mercados para PMEs”, ministrado por nossos sócios Marcelo Borowski Gomes e Wagner Giovanini, junto com Marcelo Almeida, onde abordamos como as pequenas e médias empresas podem se adequar para ter acesso a esse mercado e a novos contratos, a partir da observação dos dados de exemplo do Distrito Federal.
Assista ao webinar completo em nosso canal no Youtube
Na semana passada, no dia 04 de novembro, em mais uma ação de nosso Programa de Parceria de Valor Agregado, realizamos o webinar “Programas de Integridade como facilitador de acesso a novos mercados para PMEs”.
Marcelo Almeida iniciou o webinar falando sobre negócios para PMES e como é possível obter lucratividade nas organizações, trazendo exemplos práticos e mostrando dados do Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Ele também ressaltou que pequenas e médias empresas com Programas de Integridade implementados levam vantagem competitiva sobre as demais, possibilitando a elas alcançar um grande mercado disponível.
Marcelo comentou sobre os estados brasileiros que exigem Programa de Integridade por intermédio de Leis Estaduais, sendo essa uma tendência no mercado, não apenas por exigências públicas, mas também, advindas do setor privado. Assim, programa dessa natureza passa a representar uma vantagem competitiva importante.
Lembrou que cerca de 98% das empresas brasileiras são PMEs, significando receitas na ordem de 20% do PIB. Representam, portanto, uma participação grande nas atividades econômicas, daí a necessidade de total conformidade com a integridade, a fim de reduzirmos as elevadas taxas de corrupção, roubos e fraudes no ambiente corporativo, com consequências danosas para toda a sociedade.
E finalizou dizendo que para garantir a ética do mercado precisamos de Compliance.
Em seguida, nosso sócio-diretor Marcelo B. Gomes apresentou a Compliance Station®, uma solução inovadora para tornar o Compliance acessível às PMEs. Comentou que essa é a primeira e mais completa plataforma online dedicada a empresas desse porte, sendo capaz de guiar a implementação de Mecanismos de Integridade do 0 ao 100%. Isso significa: possibilitar mais negócios seguros às pequenas e médias empresas, com nível de investimento bastante acessível e utilização de forma simples, rápida e efetiva.
Marcelo também nos lembrou que grandes empresas e governos já fomentam a implementação dos Mecanismos de Integridade dentro de suas cadeias de fornecedores por meio de exigências ou leis. E trouxe um dado interessante: cerca de 32%* das PMEs afirmam já terem vendido produtos ou serviços para a Área Pública e esse número tende a aumentar. *Fonte Sebrae-2019. Assim, a Compliance Station®, além de viabilizar o acesso a novos mercados para as pequenas e médias empresas, contribui decisivamente na redução de custos, fraudes e roubos em sua organização.
Para finalizar a sua apresentação, Marcelo B. Gomes mostrou brevemente a interface da ferramenta, que conta com 12 módulos possíveis de serem implementados por pessoas não-especialistas em Compliance.
Na sequência, nosso sócio-diretor Wagner Giovanini resumiu a sua trajetória e o processo de desenvolvimento da Compliance Station®, ressaltando a inovação proposta pela plataforma, que dá ao usuário a oportunidade de construir, de forma customizada à realidade da empresa, uma estrutura efetiva para o Compliance.
Wagner reforçou a sua convicção no potencial de o Compliance ser um agente de mudança positiva do nosso país, trazendo um importante questionamento: como as PMEs irão se adequar a esse novo contexto? A Compliance Station® veio para dar às PMEs a oportunidade de usufruir dos mesmos benefícios já desfrutados pelas grandes empresas, e suprir a necessidade do mercado por um Compliance efetivo e acessível.
“Os Mecanismos de Integridade são a solução e trazem vantagens competitivas para se alcançarem novos mercados, porém, se não bem implementados, podem se tornar inúteis, burocráticos, servindo apenas de “fachada”. Nesse contexto, a Compliance Station® nasceu.” - ressaltou Wagner. Nela, o usuário gera de forma automática os elementos para compor um sistema de Compliance com o mínimo de esforço e mesmo grau de qualidade que os existentes nas grandes multinacionais, porém, com consumo de recursos muito inferior.
Para finalizar, Wagner reforçou novamente a importância do Compliance, em especial às PMEs, para facilitar o acesso a novos mercados e acelerar o crescimento da empresa.
Em sua conclusão, o evento ainda contou com breve debate sobre as principais dúvidas elencadas pelo público conectado.
Mais detalhes sobre a solução podem ser vistos clicando aqui.
---
Agradecemos a todos os presentes conectados ao webinar e, caso você não tenha conseguido assistir a transmissão ao vivo, disponibilizamos o webinar completo que originou esse conteúdo aqui em nosso canal. Lembre-se ao acessar o canal de inscrever-se para acompanhar nossas atualizações e fazer parte dos próximos eventos.