2021 e as PMEs: entenda como o Compliance é um diferencial competitivo
As PMEs representam 98% das empresas brasileiras. Essa expressiva maioria representa 54% dos empregos formais e uma grande parcela do PIB. Em todos os setores, as pequenas e médias empresas são predominantes, mas devido à grande concorrência, é coerente levantar o questionamento: como se destacar ao lado de tantas outras empresas?
Segundo o SEBRAE, as PMEs, pequenas e médias empresas, representam 98% das corporações brasileiras, empregam 54% dos funcionários com carteira assinada e contribuem com uma parcela significativa do PIB. Assim, é inegável a sua relevância para o país e a sociedade.
Mas, para os empresários e empreendedores, há um desafio constante: como se destacar e ter sucesso num mercado de concorrência tão acirrada?
O Brasil deu passos largos no combate à corrupção, com operações policiais, participação e conscientização da sociedade, avanço da legislação e fortalecimento das fiscalizações. Embora alguns possam pensar que o processo perdeu força, na realidade, o progresso continua e amplia a sua abrangência, incluindo fraudes, lavagem de dinheiro, proteção de dados (como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), entre outras. No âmbito corporativo, o Compliance configura-se como a mais poderosa e efetiva arma alinhada a tal movimento, tanto na perspectiva prevenção, quanto na detecção e atendimento legal.
Nos Estados e Municípios, cresce a obrigação de se possuir Compliance para vender para a Administração Pública. Já são oito Estados com Leis em vigor e vários outros com Projetos de Lei em tramitação nas Casas Legislativas.
Exigências dessa dimensão tendem a alcançar a cadeia produtiva completa dos fornecedores diretos da área pública. Não obstante, existem muitas entidades privadas demandando o Compliance de seus parceiros e fornecedores e, portanto, improvável haver retrocesso: “cada vez mais, a empresa precisa do Compliance para fazer negócios”.
Comparando o desafio e o cenário, o Compliance apresenta-se como uma excelente alternativa para a PME resolver essa equação. Além de acessar mais mercados e posicionar a empresa como mais confiável para o cliente, seja público ou privado, a vantagem competitiva vem acompanhada de inúmeros benefícios produzidos pelo Compliance, tais como:
- Mitigação dos riscos de irregularidades, ilicitudes (consciente ou inconscientemente) e, com isso, prevenção de penalidades, perda de imagem/reputação, prisão de executivos, fechamento de postos de trabalho, impedimento de acessar financiamentos e participar de licitações, etc.
- Redução de custos, com melhorias dos processos, coibição de roubos e desvios de ativos.
- Prevenção de assédios, melhoria no relacionamento entre as pessoas e do clima organizacional e, a partir daí, aumento da produtividade e satisfação dos clientes.
- Crescimento da confiança do mercado e da possibilidade de obtenção de créditos com taxas mais favoráveis, entre outros.
Como usufruir desses benefícios
A Compliance Total, 1.a consultoria especializada em Compliance do Brasil, conta com profissionais renomados e de referência no assunto. A Contato Seguro, empresa do mesmo grupo, notabiliza-se no mercado como especialista no fornecimento de canal de denúncias. Juntas, oferecem soluções adequadas conforme o porte e a natureza da organização, proporcionando a melhor relação custo-benefício e gerando valor imediato, decorrente de um Compliance profissional e com qualidade.
A Compliance Station®, solução exclusiva da Compliance Total e Contato Seguro, é uma plataforma digital que, de forma simples e intuitiva, permite a implementação rápida do Compliance, agregando um valor considerável para o seu negócio.
Essa plataforma foi desenvolvida para possibilitar às PMEs o acesso a tudo que o Compliance oferece, com um preço ao alcance de cada um.
Conheça a Compliance Station® e entenda como a sua empresa pode ganhar uma grande vantagem competitiva e destacar-se da concorrência em 2021. Saiba mais clicando aqui.