4 perguntas frequentes sobre Compliance respondidas por Wagner Giovanini
Tornar o Compliance acessível para todos consolida a ética e a integridade no ambiente corporativo e promove benefícios claros para a sociedade. Mas, barreiras e mitos precisam ser vencidos. Assim, selecionamos 4 dúvidas comuns no cotidiano, para o nosso especialista, Wagner Giovanini, respondê-las. Confira!
Compliance é para todas as empresas?
Sim. Fazer o certo é o esperado de todos, independentemente do tamanho, da natureza ou do segmento de atuação. Essa é a virtude do Compliance! Ele dissemina a cultura da ética e integridade, de maneira personalizada para a organização, consumindo recursos plausíveis para cada realidade. Por isso, desculpas são inaceitáveis para não se implementar o Compliance.
A boa notícia decorre dos benefícios resultantes do Compliance, os quais são muito maiores que qualquer investimento necessário: reduz de forma significativa perdas, furtos, fraudes, assédios, passivo trabalhista e irregularidades. Aumenta muito a satisfação e o orgulho dos funcionários e, com isso, reflete-se em mais produtividade. Melhora a imagem e o valor da empresa e consolida a vantagem competitiva, num mercado cada vez mais demandante.
Qual o papel do Mecanismo de Integridade no combate às irregularidades?
Combater irregularidades é um dos objetivos do Mecanismo de Integridade, com as práticas preventivas a ele associadas, como a identificação e mitigação dos riscos, sensibilização e treinamento dos funcionários, além do estabelecimento de processos específicos para o cotidiano da organização.
Adicionalmente, a adoção de canal de denúncia efetivo, com apuração profissional e políticas claras para o fortalecimento da cultura da integridade, as irregularidades existentes e as potenciais futuras vêm à tona, permitindo o combate bem-sucedido.
O Compliance é algo passageiro ou permanecerá concreto no país?
O mundo está mudando a velocidades cada vez maiores. Negar o progresso, as ideias inovadoras, as novas necessidades e anseios da sociedade é lançar um véu espesso sobre os próprios olhos.
Não é mais novidade que a corrupção mata, gera desigualdade social e promove uma degradação no ser humano. Outras irregularidades como fraudes, lavagem de dinheiro, desrespeito aos direitos do consumidor, entre outras, geram efeitos nocivos no mesmo grau. Assim, progressivamente as legislações, as demandas das empresas e as tendências de mercado apontam para o Compliance como única forma capaz de vencer esses males.
Ou seja, ele nasceu para dar transparência, legitimidade e correção para o ambiente corporativo. É um caminho sem volta. Quem demorar para abraçá-lo talvez não tenha mais tempo depois: terreno perdido para o concorrente por vezes torna-se irrecuperável.
Quais as principais razões que fazem o Compliance fracassar na empresa?
São várias as razões passíveis de decretarem o fracasso do Compliance, tais como: a falta de apoio da Alta Direção; a criação de processos complexos em demasia ou, no outro extremo, simplórios; implementação de políticas não condizentes com a realidade da organização; falta de um canal de denúncia efetivo; inexistência de boa qualidade em processos básicos como identificação de riscos, investigação, comunicação, monitoramento, entre outros.
No entanto, muito comum o Compliance fracassar por falta de competência e perfil dos profissionais responsáveis pelo tema, seja por inexperiência na prática, inaptidão, desconhecimento de gestão, negligência, arrogância, etc.
O Compliance refere-se a pessoas! Trata de cultura, relacionamento, convencimento, sensibilização. Fazer o certo por convicção! Desenhar o Compliance como um conjunto de regras, ordenamentos jurídicos ou uma função policialesca é planejar a sua morte! E se ele fracassar, a retomada exigirá um esforço gigantesco, sob o risco de jamais se reerguer.
Essas breves respostas demonstram a importância do Compliance, que cada vez mais vem se tornando fator fundamental para o sucesso das organizações.
Para aprofundar seu conhecimento sobre o tema e conhecer mais detalhes para ajudar o dia a dia da sua empresa, leia mais conteúdos qualificados em nossa área de conteúdo.