5 dicas para melhorar a comunicação do Compliance na sua empresa
Para ser efetivo, o Compliance precisa da adesão de todas as pessoas, sendo assim, investir em uma a comunicação acessível e assertiva assume papel de extrema importância desde o início da implementação. Além de disseminar a informação, comunicar o Compliance contribui para que todos estejam cientes com relação à mudança de hábitos e possam contribuir ativamente na mitigação de riscos, colaborando para um ambiente mais ético.
O Mecanismo de Integridade (Compliance) precisa ser efetivo para gerar valor e ser considerado útil na prevenção, detecção e correção de possíveis irregularidades ou desvios de conduta. Muitos são os fatores indispensáveis para esse cenário, como apoio incondicional da Alta Direção (Tone at the Top), Canal de Denúncias bem-sucedido e uma comunicação precisa.
Aliás, a comunicação assume um papel imprescindível na consolidação do Compliance como cultura da instituição. Sem ela, as pessoas perderão contato com o tema, com consequente redução gradativa na sua importância, ou seja, será relegado ao segundo plano. Usando um jargão popular, “a chama vai se apagar”.
Neste artigo, listamos 5 dicas, para a comunicação do Compliance ter sucesso.
1 – Invista no planejamento
Avalie as necessidades dos diversos públicos na sua organização e defina metas claras para a comunicação. Saber aonde você deseja chegar é o primeiro passo, pois do contrário, não haverá diferença na escolha dos vários caminhos disponíveis.
Em seguida, determine o grau de relevância, tema por tema, frente às necessidades e objetivos identificados. Dessa forma, você poderá estabelecer a frequência, a intensidade e o nível de detalhe dos assuntos, para desenhar um cronograma, por exemplo, anual.
Escolher os recursos, os veículos de comunicação e a configuração mais adequada para cada caso completam as informações mínimas para se conceber o orçamento pertinente. Componha um plano de comunicação, apresente à Alta Direção e, uma vez aprovado, assegure o seu cumprimento.
2 – Seja criativo e ajuste a linguagem
Embora o Compliance seja um assunto sério, demandando respeito e atenção de todos, a comunicação precisa ser atraente e agradável a seus públicos. Assim, há liberdade em inovar e tornar a matéria bem humorada, positiva e alegre. Essa é uma boa prática!
Usar elementos lúdicos, abordagem leve e diferentes mídias (e-mail, redes sociais, WhatsApp, comunicados internos, podcast, etc.) são algumas sugestões.
Seja simples, direto e conciso. Adapte a linguagem ao público-alvo, de modo a alcançar o propósito mínimo da comunicação: gerar interesse, entendimento, concordância e estímulo para o uso do conteúdo no cotidiano.
Busque um tom sereno, sem exageros. Seja positivo e evite pessimismos.
3 – Monitore
Assim como todos os demais processos relativos ao Compliance, a comunicação precisa ser efetiva e, para avaliá-la, torna-se necessário delinear a forma e os parâmetros de medição. Cumprir o plano e atender ao orçamento aprovado configuram-se como tarefa elementar.
Entretanto, medir o entendimento, a satisfação dos públicos de interesse, a retenção do conhecimento e a efetiva aplicação prática do aprendizado adquirido são tópicos de igual relevância.
Dessa maneira, manter contato direto com quem, de fato, a comunicação deve impactar, consiste numa obrigação do comunicador, não apenas para aferir sua percepção, mas também para prestar-lhe contas sobre os resultados em curso.
4 – Invista em bons treinamentos
Os treinamentos são um tipo de comunicação que, além de disseminar informações, buscam mais profundidade: qualificar e manter as pessoas aptas para o exercício de determinada tarefa ou processo.
Portanto, vale ser ainda mais cuidadoso no trato dos treinamentos. Mesclar sessões presenciais com conteúdo virtual; capacitar os instrutores para uma ótima desenvoltura de palco; preparar conteúdos claros, de alta agregação de valor e focados para o alcance de objetivos já estabelecidos; planejar sessões privilegiando o alto desempenho, com locais físicos ou ferramentas digitais apropriados, com tempo adequado para assimilação e aprendizado; definir critérios e sistemas de medição da efetividade, incluindo absorção e retenção do conhecimento... tudo isso cria os ingredientes básicos para o sucesso, de certo, incluindo as outras recomendações citadas para comunicação, como linguajar, observância dos públicos-alvo, entre outras.
5 – Profissionalize a comunicação
Apesar de comunicação e treinamento serem matérias aparentemente triviais, elas dependem de conhecimentos específicos, experiência e boa dose de profissionalismo para quem deseja alcançar o êxito de verdade.
Porém, no dia a dia, o senso comum permite às pessoas adotarem práticas simplórias, sem o devido planejamento e, assim sendo, promove o distanciamento de seus objetivos principais. O reflexo dessa condição é o efeito negativo em outros processos do Mecanismo de Integridade, dificultando, inclusive, o diagnóstico certeiro de onde reside a causa.
Investir na profissionalização da comunicação traduz-se num ativo bastante valioso, pois, no final das contas, o Compliance depende do engajamento e apoio dos indivíduos, os quais são diretamente impactados por ela, desde o início. Errar aqui implica em carregar as consequências pelas áreas e em todo o tempo, ou seja, significa rumar para o insucesso.
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