Como a Contato Seguro gerencia as denúncias de forma assertiva e rica de informações
Descubra neste post, dois dos principais segredos de um Canal de Denúncias externo para manter um sistema de apuração realmente efetivo.
Como a Contato Seguro gerencia as denúncias de forma assertiva e rica de informações
Segredos de um Canal de Denúncias efetivo
Você já pensou que para uma empresa alcançar grandes resultados, há sempre excelentes métodos que precisam ser seguidos?
Para o Canal de Denúncia da Contato Seguro, o foco da metodologia está em todo processo de gestão.
Ou seja, a ferramenta tem que funcionar tanto para quem está controlando o sistema, como para quem está fazendo o relato.
Hoje, nós vamos revelar a você dois segredos capitais para a efetividade de um Canal de Denúncias externo.
Leia o artigo até o fim e confira!
O Canal de Denúncias deve permitir o anonimato
No Canal de Denúncias interno, normalmente, o funcionário (ou qualquer outra pessoa) tem medo de relatar o que está acontecendo e depois sofrer alguma retaliação.
Além disso, sempre há o receio de ser considerado um “dedo-duro”, seja pelos líderes ou seus colegas.
Porém, quando a empresa possui um Canal de Denúncias externo e efetivo, isso não acontece!
O primeiro segredo do método de um canal que garante resultados para toda a empresa é a permissão do anonimato.
Aqui na Contato Seguro, o manifestante pode optar por permanecer ou não no anonimato. Caso prefira não ter o seu nome revelado, seu relato não será identificado em hipótese alguma.
E, por isso, ele ganha a confiança necessária para usar o canal sem medo, sempre que souber ou suspeitar de alguma irregularidade.
Veja o que mais a Contato Seguro oferece para seus clientes:
- Site completo para conhecer a empresa.
- Possibilidade de definir o tipo de denúncia a ser feita.
- Opção de responder às perguntas do portal e deixar seu relato.
- Recebimento de um número de protocolo para conversar posteriormente com a empresa, sem ser identificado, e esclarecer possíveis dúvidas. O que também serve para acompanhar o desenrolar do caso.
Todos esses benefícios geram uma segurança ainda maior para o relatante.
Portanto, mais importante do que apenas “permitir” o anonimato, é preciso “assegurar” que o manifestante se sinta seguro. E é isso que a Contato Seguro proporciona para seus clientes.
O Canal de denúncia deve oferecer segurança para o gestor responsável
A plataforma de gestão do Canal de Denúncias precisa entregar, de forma clara, todos os dados relativos às denúncias, de forma organizada e precisa.
Isso facilita tremendamente a gestão e a apuração dos casos. E aqui está o segundo segredo.
Na Contato Seguro, é feita uma espécie de “consultoria” antes de tudo.
O objetivo é ajudar o cliente com a delegação de função e com a composição do comitê de ética (muito importante).
A empresa também oferece uma ferramenta crucial para que tudo seja gerenciado de uma maneira simples e ágil.
Estamos falando do painel de controle de todas as denúncias, com relatórios gerenciais disponibilizados em tempo real.
Além de ser customizável, a plataforma gera a confiança e segurança necessárias para beneficiar tanto o manifestante, como o gestor do canal na empresa.
Assista ao vídeo tutorial do sistema da Contato Seguro e entenda melhor o que estamos dizendo:
Conclusão:
Para ser efetiva, a gestão do Canal de Denúncia precisa oferecer uma solução completa para o manifestante, com permissão de anonimato e total segurança para o gestor da ferramenta.
Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o Canal de Denúncias da Contato Seguro?
Fale com um dos nossos especialistas!