Canal de Denúncias – Um aliado contra o assédio sexual nas empresas
Neste artigo abordamos dados preocupantes sobre o assédio sexual nas empresas e alertamos para a importância de contar com medidas para coibir essa e outras irregularidades.
Uma empresa ética é aquela que, além de se preocupar em seguir leis e normas, preocupa-se também em construir um ambiente de trabalho saudável para todos.
Em um ambiente saudável é inadmissível a presença de ações que caracterizam assédio, especialmente o assédio sexual, prática que, infelizmente, já fez parte do dia a dia de muitas mulheres, segundo pesquisa do LinkedIn e da consultoria de inovação social Think Eva, que ouviu 414 profissionais em todo o país, de forma online.
Confira aqui a pesquisa completa.
Segundo o levantamento, mesmo o assédio sexual sendo uma lamentável situação corriqueira no dia a dia das mulheres, apenas 5% delas procuram o RH da empresa para denunciar o ocorrido. Mas qual o motivo pelo baixo número de denúncias? O senso de impunidade.
Como se já não bastasse o assédio em si, a mulher também convive com a sensação de que nada poderá ser feito para mudar a situação. Ainda segundo a pesquisa, após sofrer o assédio, 15% das mulheres ouvidas optaram por pedirem demissão.
Essa sensação de impunidade e, por consequência, a omissão da denúncia, fortalece o enraizamento de comportamentos inadequados e reprováveis no ambiente de trabalho, tornando o assédio um assunto presente na realidade da maioria das organizações.
Muitas empresas já adotam medidas para mitigarem o assédio, seja sexual ou moral, mas, pela observação do resultado obtido na pesquisa, ainda há um caminho muito grande a ser percorrido para a consolidação das boas práticas e punição aquelas que fogem do esperado pela organização.
O combate a essa e a demais práticas lesivas é uma das competências do Compliance na empresa e, dentro das atribuições do Compliance Officer, é seu dever buscar soluções e ferramentas que ajudem a dar segurança, confiança e voz aos colaboradores.
Canal de Denúncias como aliado contra o assédio sexual
O sentimento de impunidade, grande responsável pela falta de denúncias contra assediadores, ocorre quando a organização não age e não demonstra seu interesse em coibir as más práticas. O Compliance, para ser efetivo, precisa ser disponível e aplicável para tudo e para todos, ou seja, estar preparado para todas as situações e cobrir o interesse de todos os colaboradores.
Além de ser uma necessidade legal dentro de um Mecanismo de Integridade e Compliance efetivo, o Canal de Denúncias representa uma série de benefícios para o dia a dia empresa, entre eles o combate a situações irregulares no ambiente de trabalho. Em um canal de denúncias, a possibilidade de anonimato no relato é uma ação que tranquiliza os colaboradores e os motiva a utilizarem a ferramenta.
Algumas práticas que podem ser evitadas com um Canal de Denúncias efetivo:
- Assédio sexual
- Discriminação
- Abuso de poder
- Conflito de interesses
- Furto e desvios
- Desperdício de recursos
- Fraudes fiscais
- Entre outros.
Ao observarem as vantagens que um Canal de Denúncias proporciona, muitas empresas se precipitam em escolherem o formato do canal. Entre um canal interno e um canal externo, esta segunda opção destaca-se por gerar maior confiança nos colaboradores, pois todas as denúncias serão tratadas com imparcialidade, sem levar em conta hierarquia ou demais fatores, garantindo uma melhor investigação dos fatos e credibilidade para a ferramenta.
Além destas, outras vantagens de um Canal de Denúncias externo são: possibilidade de anonimato, garantia de confidenciabilidade, proibição à retaliação, atendimento 24 horas por dia e todos os dias da semana e maior controle e agilidade no recebimento das denúncias.
Assédio sexual é um assunto sério e que precisa de medidas concretas e eficazes para ser coibido. Deixar em segundo plano o bem-estar e a segurança das colaboradoras prejudica a retenção de talentos, o desempenho do time e a imagem perante o mercado. Portanto, é necessário adotar medidas, como disponibilizar um meio para que as pessoas se sintam à vontade para falar - o Canal de Denúncias externo e, para garantir a ética para todos os públicos da empresa, ter o compromisso formal da empresa de investigar e em adotar as medidas disciplinares cabíveis para quem cometer o assédio.
A Contato Seguro é especialista na implementação de canais de denúncias e está presente em mais de 30 países, atendendo empresas de todos os portes e ramos de atuação. A sua solução, o Canal de Ética, oferece o mais alto nível de qualidade, profissionalismo e segurança para os seus clientes, proporcionando, assim, a efetividade desejada para esse tão valioso instrumento de prevenção.
Algumas vantagens do Canal de Ética são: os atendimentos do canal são realizados por uma equipe altamente qualificada e treinadas para garantir o recebimento adequado do relato, toda formada por psicólogos; sistema totalmente customizável, robusto e que preserva a segurança da informação; alerta de denúncias urgentes em tempo real; apoio na implementação do Comitê de Ética; triagem de denúncias realizada por especialistas; atendimento em diversos idiomas e disponibilização de site, 0800 e aplicativo para o colaborador relatar e desenvolvimento de campanhas de comunicação e sensibilização para a importância do canal.
Não deixe a sua empresa exposta a irregularidades. Entre em contato e entenda como o Canal de Ética da Contato Seguro é a solução ideal para identificar irregularidades e ajudar a desenvolver um ambiente melhor, mais ético e íntegro na sua empresa.