Treinamentos de Compliance? O que você precisa saber antes de realizá-los!
Para o Compliance, os treinamentos possuem um papel fundamental, pois tornam-se balizadores da conduta dos profissionais. Na prática, há diversas formas de treinamento, cada uma com características peculiares e vantagens a serem consideradas. Seja qual for o modelo escolhido, antes de realizar um treinamento de Compliance, importa considerar alguns fatores essenciais para alcançar a sua efetividade.
Os treinamentos são um tipo de comunicação, com foco em instruir e capacitar as pessoas, transmitindo, em geral, conceitos mais aprofundados. Para o Compliance, representam um papel fundamental, pois tornam-se balizadores da conduta dos profissionais.
Na prática, há diversas formas de treinamento, cada uma com características peculiares e vantagens a serem consideradas. Nos presenciais, a interação entre instrutor e participantes é facilitada, permitindo tratar dúvidas e questões mais facilmente. Os virtuais (EAD – Ensino à Distância) favorecem a sua aplicação em massa e/ou em localidades distantes, reduzindo custos e permitindo ao participante a escolha dos momentos mais convenientes para assisti-los.
Seja qual for o modelo escolhido, antes de realizar um treinamento de Compliance, importa considerar alguns fatores essenciais para alcançar a sua efetividade. A seguir, selecionamos quatro:
Conteúdo e público-alvo
Conhecer os riscos relativos ao Compliance e suas medidas mitigadoras são uma poderosa fonte de informação para a elaboração de conteúdos que, de fato, sejam úteis. Mas, impõe-se também estabelecer a quem esses treinamentos devem ser direcionados. Somente a partir daí, há condições de se definirem a linguagem, o formato, o veículo, o grau de detalhamento, a duração do evento, entre outros elementos, para adequar a temática ao público-alvo.
Transmissão da mensagem
Pouco adianta um material maravilhoso se a mensagem não for transmitida de maneira apropriada. Em treinamentos gravados, em vídeos, com ou sem locutor, é indispensável um bom planejamento para manter alta a atenção do expectador, além de almejar o seu entendimento.
Nas sessões presenciais, incorpora-se a figura do instrutor, com a missão de ser o portador da mensagem aos participantes. Em adição ao perfil de um bom comunicador, de alto poder de convencimento e de didática exemplar, esse profissional deve estar munido de conhecimentos específicos sobre o assunto, de forma a gerar credibilidade nas suas colocações e respostas a possíveis questionamentos.
Participação nos treinamentos
Quando se definem os participantes de um treinamento, espera-se uma atitude responsável e assertiva, para evitar investimento inútil de tempo para quem, potencialmente, não precisaria absorver determinado conteúdo. Em contrapartida, obriga-se ao cumprimento integral da presença do público-alvo.
Entretanto, assinar a lista de presença consiste numa boa prática, mas insuficiente. Imperioso assegurar a concentração plena na exposição, mantendo-se na sala o tempo todo, sem uso indevido de celulares ou notebooks, sem conversas paralelas... enfim, a expectativa é garantir o entendimento de todos.
Retenção do conhecimento
Qual a utilidade de um treinamento se, por hipótese, mesmo tendo um perfeito entendimento durante a sessão, os participantes esquecerem tudo no dia seguinte?
Por óbvio, a resposta seria: “de nada serviu!”
Portanto, concluir a respeito da efetividade de um treinamento só faz sentido após verificar se o conhecimento adquirido foi, de fato, retido.
Desnecessário aprofundar a matéria para deduzir o enorme desafio a se postar à frente de um Compliance Officer diligente. Com apenas esses quatro fatores, por certo, diversas reflexões vão aflorar:
- Como assegurar alinhamento dos treinamentos com o ‘Compliance Risk Assessment’?
- Como gerar conteúdo completo, mas ao mesmo tempo agradável e atrativo?
- Como desenhar treinamentos EAD ou treinar instrutores para garantir o sucesso?
- Como medir a absorção do conhecimento durante as sessões, sem criar o incômodo da aplicação de provas e testes?
- Como medir a retenção do conhecimento sem tomar tempo das pessoas ou alocar muitos recursos e, ao mesmo tempo, obter a informação desejada?
- Como usar a inovação ou ferramentas virtuais em prol do sucesso desse processo?
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