Compliance e as celebrações de fim de ano
Confira nosso guia sobre pontos de atenção relativos à conduta adequada para festas e confraternizações corporativas e a prática de troca de presentes, brindes e hospitalidades.
O fim de ano vai se aproximando e, com ele, as festas e confraternizações corporativas começam a ocupar lugar nas agendas. O ano de 2020 também tem por excedente ser um ano atípico, de pandemia, e com provável diminuição de realizações destas de forma física, presencialmente. Todavia, o atual contexto expõe novas dúvidas e pontos de atenção necessária relativos à conduta adequada para essas ocasiões e a prática de troca de presentes, brindes e hospitalidades em ambiente corporativo.
Conduta em celebrações
Durante o período de isolamento vivenciado ao longo deste ano, observou-se o crescimento das conversações e celebrações online, visto o propósito geral de se evitar aglomerações físicas. Não diferente, essa prática difundiu-se também para o ambiente corporativo, e diversas iniciativas com intuito de manter os colaboradores engajados e conectados foram executadas em distintas empresas, muitas destas ainda “novatas” nas relações de trabalho remoto.
Logo, com a aproximação do fim do ano e embora seja um momento para confraternizar, deve-se atentar que nem todo tipo de atitude é conveniente nestas “ocasiões online”, principalmente ao se tratar de um evento da empresa onde você trabalha.
A postura social é fundamental em eventos corporativos, sejam eles físicos ou online, por isso é importante atentar-se a alguns detalhes para não cometer nenhum deslize durante as comemorações.
- Atenção à exposição na câmera:
Dê atenção a sua apresentação e o ambiente onde você estiver. Tenha o cuidado de ficar em local silencioso, livre de som externo ou de interrupções.
- Atenção ao consumo de bebidas alcoólicas
Apesar de o consumo de bebidas alcoólicas ser uma prática comum em celebrações online “após o expediente”, além de deselegante, exagerar no álcool pode fazer você ficar alterado e criar uma péssima imagem diante dos seus colegas e gestores. A dica é beber socialmente, com calma e em pequenas doses.
- Atenção aos temas abordados
Quando estiver conversando, principalmente com quem não costuma manter contato, preze por assuntos amenos. Evite assuntos polêmicos ou ofensivos, palavras de baixo calão, fofocas, falar de seus assuntos extremamente pessoais ou perguntar para o outro sobre assuntos particulares dele.
- Evite demonstrações exageradas de afeto
É preciso atenção para não ser invasivo. Trate todos de forma gentil e despretensiosa, porém não seja impertinente e evite deixar seus colegas desconfortáveis ou constrangidos com demonstrações exageradas de afeto.
Presentes, brindes e hospitalidades
Agir de forma ética e íntegra é o esperado de todos. Mas, existem situações do cotidiano que podem nos levar a comportamentos inadequados, talvez até por uma simples desatenção. São os casos, por exemplo, de oferecimento ou recebimento de presentes, brindes, refeições, entretenimento ou outros tipos de hospitalidades, envolvendo terceiros, que comumente ocorrem no período do fim do ano.
Nas relações profissionais, isso pode parecer uma gentileza, uma demonstração de apreço e educação ou até mesmo um ato protocolar, de acordo com a cultura local. Mas, conforme a intenção, essa atitude pode significar um desvio da ética e integridade e, portanto, contrária aos princípios do Compliance.
Por isso, é importante que você esteja atento para evitar situações que possam ser mal interpretadas em relação a esta prática. Falamos um pouco mais sobre este assunto aqui neste conteúdo preparado pelo Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio do Grupo Compliance Total | Contato Seguro.
- Observe o código de conduta da sua empresa
Observar o guia com as diretrizes sobre o que é aceito ou não na organização e demais regras e orientações, é essencial para não errar no momento de conceder ou aceitar algum presente ou hospitalidade. Por meio do código de conduta você deverá saber a forma correta de agir e tomar decisões adequadas ao se deparar com situações desta natureza.
- Atente à legislação vigente
Além de observar as diretrizes esperadas de você por sua empresa, atente-se para que a lei vigente seja atendida sempre, ou seja, que ela permite o ato a ser realizado e que os impostos devem ser considerados. O benefício concedido ou recebido deve ser contabilizado adequadamente e representar fielmente a realidade.
- Cuidado com a interpretação e percepção negativa
Há chance de gratificações de fim de ano recebidas por companhias darem espaço a interesses secundários e serem interpretadas como potenciais buscas por vantagens indevidas. Esteja atento pois a intenção pode estar camuflada. Ao conceder algum presente ou hospitalidade em nome da organização, lembre-se que estes não podem gerar nenhuma percepção negativa que venha a afetar a imagem da empresa ou dos funcionários e, ao aceitar, esteja atento se o benefício ofertado pode estar atrelado a algum “dever de retribuição” esperado do parceiro, como uma eventual contrapartida vinculada aos negócios.
Tais práticas são indevidas e você deve esclarecer todas suas dúvidas com o Compliance antecipadamente. Para minimizar os riscos, sugere-se sempre a transparência no propósito de quem oferece um presente, deixando claro ao recebedor o objetivo da referida propaganda de seu produto ou serviço.