5 problemas que toda e qualquer empresa sem Compliance está exposta
Confira a seguir os 5 problemas que toda e qualquer empresa sem Compliance está exposta.
Nos últimos anos, o movimento em prol do combate à corrupção tomou força ainda maior ao redor do mundo. Surgiram novas iniciativas, acordos internacionais, decretos e legislações para alertar: as práticas antiéticas não serão mais aceitas e o combate às irregularidades é uma realidade cada vez mais presente. As empresas não engajadas a essa causa e indispostas a se adequarem a este contexto irão, ao passar do tempo, tornar-se obsoletas e mal vistas pelo mercado de forma geral quando comparada àquelas dedicadas a fazer da ética e integridade um caminho comum a ser traçado. Nesta mesma direção, com a Lei N.º 12.846/13 – conhecida também como Lei da Empresa Limpa, essa tendência foi enfatizada no Brasil e as organizações passaram a perceber a necessidade de estarem cada vez mais bem preparadas para essa nova realidade.
Mesmo com tantos avanços recentes, o Compliance ainda não é um tema difundido em todas as empresas. Talvez por ainda não perceberem que essa é uma atual demanda latente de mercado ou por acreditarem que esta ainda é uma necessidade distante do dia a dia de seus negócios. Por isso, a seguir, listamos 5 problemas que toda e qualquer empresa sem Compliance está exposta.
- Empresa suscetível a irregularidades
Irregularidades em uma empresa podem significar multas e severas sanções legais, além de danos à imagem da organização em caso de corrupção comprovado. Sem Compliance a empresa abre brechas para desvios ocorrerem com maior facilidade. Com um Mecanismo de Integridade efetivo implementado a sua empresa previne tais ocorrências, por meio de procedimentos e controles internos. Mas, se mesmo assim, as irregularidades ocorrerem, a sua empresa possuirá elementos suficientes para assegurar atenuações significativas às penalidades.
- Não realização de negócios com órgãos públicos
Muitos estados brasileiros já sancionaram leis que demandam Mecanismos de Integridade e Compliance de empresas que firmam contratos com a Administração Pública. Aquelas incapazes de comprovar a existência de tais mecanismos dentro dos prazos previstos receberão multas diárias. Portanto, o Compliance passa a ser uma vantagem competitiva para quem o possui ou uma desvantagem, caso o seu concorrente esteja a sua frente.
- Maior perda e custos em fraudes e roubos
Pesquisas internacionais apontam que as empresas perdem em média 5% do faturamento bruto anualmente com fraudes e roubos. Com a introdução do Mecanismo de Integridade em sua organização, automaticamente essas perdas são reduzidas, em pelo menos 60%.
Fraudadores, temendo ser descobertos, interrompem suas atitudes. Os que continuam cometendo delito, em breve, serão identificados pelo canal de denúncia implementado, dando a possibilidade de melhorar ainda mais a posição.
- Prejuízo à imagem da empresa
Pior que as penalidades impostas pelas leis, o dano na imagem e reputação para uma empresa flagrada em ilicitudes pode destruir a sua sustentabilidade. O valor da marca, a confiança do consumidor e clientes, a disposição de oferecimento de crédito, entre outros, irão despencar. O custo de situações adversas dessa natureza torna-se praticamente irrecuperável e, nesse momento, não adiantará mais lamentar a não adoção de frases como: “melhor prevenir que remediar”; “se você acha o Compliance caro, experimente não ter”.
- Baixa retenção de talentos
Da mesma forma que o mercado vê as empresas flagradas por práticas de irregularidades, os colaboradores também tem uma percepção negativa. Uma empresa negligente à nova realidade, demonstra aos seus colaboradores falta de preocupação com o bem-estar de todos e com a manutenção de um ambiente de trabalho íntegro.
Além disso, o assédio e as fraudes, que são fortemente combatidos com o Compliance, ficam livres numa empresa sem tal sistema. E, como se sabe, ilicitudes e desvios de conduta não só atingem a empresa, mas, por consequência, impactam todos que trabalham nela. Novos colaboradores também não se sentirão seguros e confortáveis em ingressar em uma organização exposta a irregularidades. Assim, a inexistência de um Mecanismo de Integridade gera insegurança aos funcionários, afasta os talentos e bons profissionais, tornando a sobrevivência da organização mais vulnerável.
Se a sua empresa ainda não se mobilizou para a construção de um Compliance efetivo, fica um alerta: as práticas de irregularidades não são mais aceitas e, a cada novo dia, o mundo caminha de forma sólida em rumo a ética e integridade nos negócios.
Esperamos que nosso conteúdo tenha sido relevante para você. Acompanhe nossas redes sociais e nosso blog para mais conteúdos relacionados ao universo do Compliance.